A importância da comunicação visual para o seu negócio

compartilhe:

Quer um orçamento?

Por acaso você conhece o ditado “quem não é visto não é lembrado”? Pois é, vivemos em uma era onde a comunicação visual é um grande aliado para os negócios, fazendo com que clientes de determinada marca façam links imediatos ao ver um símbolo, cor ou formas, tornando-os referências de mercado.

Muitas pessoas não levam a sério a proposta de comunicação visual, e por conta disso muitas marcas não se destacam pelo simples motivo de caírem no esquecimento.

Temos certeza que se fizermos algumas perguntas, ou apontarmos referências, automaticamente seu cérebro irá processar e trazer luz para todas as marcas que você tem como referência. Quer fazer o teste? Veja as menções abaixo e, associe a uma marca que você conheça e tenha preferência:

Roupas; Tênis; Maçã; Amarelo e vermelho; Chocolate; Escola de Inglês.

Agora pare para se perguntar: Por que essas associações foram tão automáticas?

Não existe mágica, na verdade as empresas visionárias estudam formas de cativar os clientes, fazer com que eles lembrem e divulguem o nome da marca. Muitas vezes, até mesmo na sua cidade, abre um pequeno ponto, mas a comunicação visual é tão bem trabalhada que se torna um ponto de referência.

E se você já quer saber como realizar um projeto incrível para atrair mais clientes, você vai precisar ter em mente as seguintes questões respondidas:

  • Qual o meu público alvo (sexo, idade, tamanho, classe econômica, estilos de vida)?
  • Qual a minha missão, visão e valores?
  • Como quero ser reconhecido no mercado?
  • Como eu posso resumir todas as informações acima em uma única imagem?

É possível acrescentar mais informações para ter certeza do objetivo do seu negócio e a partir daí podemos começar.

O que podemos considerar como comunicação visual?

A primeira coisa que vem à mente quando pensamos em comunicação visual é o logotipo. As pessoas terão acesso direto a essa marca e um logo bem produzido impacta positivamente no andamento dos negócios.

Apple, Nike, Lacoste, assim como tantas outras marcas tiveram uma escolha certeira na representação da marca, e hoje, basta você olhar para esses símbolos que não precisa nem ter um nome em negrito para saber do que se trata.

Agora, analise o seu negócio e pense sobre o que quer transmitir. E se tiver que apresentar a sua marca com apenas uma imagem, qual seria?

Depois que o logotipo foi elaborado, chegou a hora de pensar no seu ponto físico como um todo. Esse é o momento que você define as cores da sua marca, estilo de apresentação e disposição em vitrines (caso tenha).

É válido ressaltar que as fachadas são de extrema importância para o impactar as pessoas que vão passar pelo local, por isso, nunca negligencie o poder da comunicação visual e sempre procure um profissional para auxiliar nessa fase tão importante.

Não se esqueça que nós da Lumitotem estamos aqui para ajudar no que for preciso.

3 maiores benefícios da comunicação visual

Sempre é bom ressaltar os benefícios de algo para os negócios, pois ninguém quer investir em algo que não dá retorno, não é mesmo? Mas mesmo com tantos benefícios iremos destacar apenas 3 que irão te convencer o quanto a comunicação visual vai ajudar no seu negócio.

Aumenta a credibilidade

As pessoas estão a procura de marcas que possam confiar. Claro que o bom atendimento, e a solução de um problema logo de imediato é importante, mas os clientes sempre querem novas experiências. Lembre-se de que os clientes sempre olharão externamente e depois irão estabelecer uma relação com a marca, e na maioria das vezes eles optam pelas lojas que parecem mais profissionais, ou padronizadas, se assim preferir.

Ajuda a empresa a conquistar seu espaço no mercado

Concorrência existe em qualquer área, e os produtos estão cada vez mais parecidos, com isso é preciso arrumar formas de se destacar no mercado. Mas como atrair um cliente sendo que muitas vezes tem um concorrente vizinho a mim?

O indicado é investir na fachada do seu negócio e, quanto mais ela se destacar, mais chances das pessoas se sentirem atraídas para o seu negócio do que a do concorrente.

Fortalece a sua marca

No momento que você começa a trabalhar a comunicação visual da sua empresa, automaticamente é passada uma mensagem de que o seu negócio está bem preparado para desenvolver seu objetivo.

Outro fator importante é que você não apenas cuida da sua imagem corporativa, como também reforça toda competência dos profissionais envolvidos que agregam valor ao resultado final da sua marca.

Agora que você já entendeu a importância e os benefícios da comunicação visual para o seu negócio, o que está esperando para colocar em prática na sua empresa e destacar sua marca?

Conte com a gente!